Complexo Desportivo em Barcelona permite ao arquitecto portuense ser distinguido pela segunda vez com o galardão.

A obra de Álvaro Siza Vieira volta a ser, uma vez mais, distinguida pela Ordem dos Arquitectos e pela Secil. O arquitecto venceu, por unanimidade, o Prémio Secil Arquitectura 2006 com o Complexo Desportivo Ribera Serrallo, em Cornella de Llobregat, em Barcelona.

Encomendada pelo município espanhol e concluída em 2005, a obra de Siza Vieira é constituída por um pavilhão multiusos com capacidade para 2.500 pessoas, duas piscinas – uma interior e outra exterior – e uma área de ginásio e serviços comuns.

O prémio, cujo júri foi presidido pelo arquitecto Sergio Fernandez, será entregue pelo Presidente da República a 30 de Março na Cidade Universitária, em Lisboa.

Esta é a segunda vez que Álvaro Siza é distinguido com o Prémio Secil de Arquitectura. Em 1992, o auditório e a biblioteca pública municipal do Porto valeu-lhe a distinção.

Em comunicado, a Secil explica que este galardão pretende “incentivar e promover o reconhecimento público de autores de obras” que, incorporando o cimento, “constituam peças significativas no enriquecimento da arquitectura portuguesa”.