As expectativas do Governo apontam para um investimento de 8,1 milhões de euros em energias renováveis, no prazo de cinco anos. O secretário de Estado da Economia e Inovação, Castro Guerra, declarou que com este investimento serão criados 9.700 postos de emprego.

Em declarações no Fórum sobre Energias Renováveis, promovido pelo “Diário Económico”, Castro Guerra traçou objectivos ambiciosos em relação à energia hídrica: “Até 2010 queremos ultrapassar os 5 mil MW de potência hídrica através do reforço do Alqueva e do Picote e Bemposta”.

Estas metas tornam-se ainda mais ousadas para o ano 2015, em que se pretende que, com a aposta no sistema hidroeléctrico de bombagem, se chegue aos 2250 MW de potência. Para 2020, Castro Guerra refere como objectivo 7 mil MW de capacidade instalada, o que tornará possível alcançar um potencial hídrico de 70%, igualando a média da restante Europa, já que actualmente os valores portugueses se ficam pelos 48%.

Portugal apelativo

Portugal está na oitava posição no “ranking” das nações mais apelativas para o investimento em energias renováveis. O conjunto de empresas, liderado pelos Estados Unidos da América, aparece mencionado no estudo “Renewable Energy Country Attractiveness Índices”, levado a cabo pela empresa de auditoria e assessoria financeira Ernst & Young.

O período em análise foca o último trimestre do ano 2006. Portugal aparece colocado à frente de países como a Suécia, em 13º, a Dinamarca ou a Holanda, ambas em 14º, tendo-lhe sido atribuído um índice de 56 numa escala de 100. Curiosamente, aqueles países são conhecidos por uma atitude de defesa “activa” do meio ambiente.