A campanha contra a imigração do PNR começou esta quinta-feira, um dia depois de ser colocado um cartaz nacionalista no Marquês de Pombal, em Lisboa. O “outdoor” apela à expulsão dos imigrantes através de duas frases: “Basta de Imigração” e “Nacionalismo é solução”. O avião do cartaz sugere a retirada dos imigrantes, com a legenda “Façam boa viagem”, frase que agora dificilmente se lê, pois, o cartaz já foi rasgado esta manhã.

O líder do PNR, Pinto Coelho, é assertivo: “Estamos a ser invadidos. Estamos cheios”. No entanto, diz que não está contra todos os imigrantes. “Os imigrantes que estão cá por bem têm consciência de que aquilo não é com eles”. No entanto, explica que os imigrantes “ilegais têm de ser repatriados, os marginais” e “aqueles que vêm à caça de susbídios”.

Pinto Coelho rejeita ainda as medidas de imigração, “políticas cegas, de portas abertas que prejudicam os portugueses”.

O dirigente do partido de extrema direita rejeita ser chamado de xenófobo e critica a “ditadura de partido único”, que não permite pensamentos diferentes como os que são professados pelo seu partido.

Ana Cruz, da direcção do SOS Racismo, critica a campanha do PNR. “É uma hipocrisia ter um cartaz a falar sobre imigrantes, a pedir menos imigrantes num país que tem cinco milhões de emigrantes, que vivem lá fora”, argumenta. Para Ana Cruz é “muita hipocrisia da parte de um partido que se diz nacionalista”

A responsável aponta um “carácter xenófobo” ao PNR. Ana Cruz, refere ainda que “os imigrantes têm vindo a contribuir mais do que economicamente como uma mais-valia cultural” para o país.

Para debater a questão, o Alto Comissário para a Migração e Minorias Étnicas (ACIME) convocou para o final da manhã desta quinta-feira uma reunião de comissão permanente para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.