O futuro da multinacional Rohde pode estar a caminho da resolução. Segundo o jornal “Frankfurter Allgemeine Zeitung”, a empresa tem cinco potenciais interessados na sua aquisição. As propostas de compra vão ser sujeitas a uma análise do gestor judicial.

O jornal alemão avança que a fábrica terá recebido cartas de 20 empresas manifestando vontade em concretizar o negócio.

Das ofertas que chegaram à mesa dos dirigentes da Rohde, cinco serão consideradas na tentativa de recuperar a difícil situação da fábrica, que entrou em colapso devido a dívidas avultadas.

O mesmo jornal refere que o principal factor da crise na Rohde foi o escasso número de encomendas recebidas no Inverno, bem como as despesas relacionadas com a transferência de parte da actividade de produção de Portugal para a Indonésia.

Recorde-se que a filial da empresa de Santa Maria da Feira mantém-se actualmente em funções porque está suportada por uma encomenda de grande porte proveniente da Alemanha, mas que apenas garante emprego aos quase 1.300 funcionários durante os próximos 3 meses.

Resta saber se as propostas dos interessados na multinacional contemplam a viabilização da unidade portuguesa. Os funcionários da Rohde luso-alemã esperam ainda por respostas concretas sobre o desfecho do processo de falência.

Representantes dos trabalhadores estão neste momento na Alemanha, estando agendada uma reunião com a administração do grupo esta tarde.