De repente, o Bessa abriu mais portas para o título, mas nem Benfica nem Sporting quiseram entrar descaradamente. O empate no “derby” permitiu ao FC Porto respirar de alívio e manter-se longe dos rivais, apesar da derrota num jogo em que poderia ter dado um passo de gigante rumo à conquista do bicampeonato.

O deslize frente ao Boavista obrigou os “dragões” a trocarem a almofada pela calculadora para assistir ao confronto entre “águias” e “leões”, pois uma vitória de uma das equipas poderia relançar definitivamente a corrida pelo primeiro lugar.

A divisão de pontos no “derby” da capital acabou por saber a derrota aos dois: se o Benfica deixou de depender de si próprio para passar para o segundo lugar, o Sporting perdeu uma grande oportunidade para se encostar à liderança e ficar a um ponto do FC Porto.

Para os azuis e brancos, as contas do título ficaram claras: duas vitórias e um empate garantem o bicampeonato. Só mesmo um tropeção igual ao do Bessa pode comprometer seriamente o primeiro lugar, dada a desvantagem no confronto directo com o Sporting.

Belenenses e Paços mais europeus

A vitória sobre o Beira Mar mostrou que a derrota no Dragão foi apenas um mero acidente de um percurso notável do Belenenses. Mesmo com a presença assegurada na Taça UEFA, a equipa de Jorge Jesus está muito perto de conseguir um quarto lugar que já não é seu desde os finais da longínqua década de 60.

Na cidade do móvel, cheira-se também a Europa. Apesar do empate com a União de Leiria, o Paços de Ferreira continua isolado no sexto lugar e está cada vez mais próximo de alcançar um feito inédito na sua história. Matematicamente, o lugar que esta época dá acesso à UEFA está ainda à mercê da União de Leiria e do Nacional, mas a verdade é que José Mota e os seus pupilos parecem não querer deixar fugir uma oportunidade para mostrar à Europa como é possível fazer sucesso com o plantel mais barato da Liga.

Aves larga lanterna vermelha

A derrota do Beira Mar, o empate do Setúbal e o triunfo sobre a Naval permitiram ao Desportivo das Aves sair da zona de descida e ganhar um novo fôlego na luta pela permanência, que se prevê acesa até ao fim. Três pontos separam agora os três últimos classificados que têm pela frente um calendário exigente, sobretudo os sadinos que têm que defrontar Sporting e Benfica.

Estes resultados favorecem claramente a Académica, que se vencer esta segunda-feira o Sporting de Braga, pode dar um passo crucial para a tão desejada manutenção.