Dennis Mileti defendeu o planeamento baseado no risco e vulnerabilidade.

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) recebeu, esta sexta-feira, um dos maiores peritos mundiais em riscos e catástrofes, o norte-americano Dennis Mileti. O professor da Universidade do Colorado, nos EUA, conduziu um “workshop” sobre riscos naturais, organizado pelo Departamento de Geografia da FLUP, no âmbito do Mestrado em Planeamento Urbano e Regional.

Dennis Mileti é membro da comissão de avaliação do processo de evacuação do World Trade Center nos atentados terroristas do dia 11 de Setembro de 2001, do centro de pesquisa científica sobre terrorismo do Department of Homeland Security, do Board of Visitors da Federal Emergency Management Agency (FEMA), entre outras organizações federais e estaduais dos EUA.

O perito começou por falar da sua obra “Disaster by Design”, que, segundo disse ao JPN, tem muito para revelar, mas “o mais importante é fundamentalmente que a Mãe Natureza, ou Deus, dependendo do ponto de vista, provoca catástrofes naturais, mas as pessoas e as organizações e a comunidade onde vivem são determinantes nos desastres naturais, porque é o resultado da decisão que as pessoas tomam ou não”.

Dennis Mileti defende um planeamento baseado no risco e na vulnerabilidade. Para Ana Monteiro, professora do Departamento de Geografia da FLUP, em Portugal ainda falta considerar esses factores no planeamento.

Para o perito norte-americano, o “workshop” pretendeu familiarizar os alunos com as ideias que os EUA têm desenvolvido sobre a relação entre as catástrofes naturais e o desenvolvimento sustentável.