A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) vai abrir portas às “24 horas Desporto e Saúde”, a 18 e 19 de Maio. A iniciativa tem entrada gratuita e é organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade (AEFCDEF).

“Fazer uma ponte entre o exercício e a saúde e alertar a população para, no lugar de comprimidos para diminuir certas doenças, olhar o desporto como alternativa” são os principais objectivos do evento, explicou ao JPN a presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto, Ana Alexandre.

A abertura oficial, marcada para as 20 horas de sexta-feira, vai contar com uma estafeta académica e a abertura da Feira do Desporto, com a presença da Faculdade de Medicina da UP (FMUP) e a Faculdade de Ciências de Nutrição da UP (FCNAUP), além de outras entidades ligadas ao desporto e à saúde, como “health clubs”.

Das 20 às 23 horas, vão decorrer as “Sport Sessions”, em que vários convidados, com destaque para a Selecção Nacional de Rubgy, a equipa de Basquetebol do Futebol Clube do Porto e a Federação Portuguesa de Voleibol vão mostrar os seus dotes, em exibições e treinos.

A AEFCDEF planeou uma sessão de 10 horas de competição sem paragens com início às 23 horas até às 9 da manhã. A “Extreme Sport CUP” vai incluir modalidades como andebol, futsal, voleibol, basquetebol, tiro com arco, orientação, escalada, BTT e natação.

Dia 19, das 9 às 20h, a FADEUP dá início ao “Open Day”, com actividades “indoor” e “outdoor” muito diversas. Jogos tradicionais, corridas de karts, paintball, escalada, slide, Body & Mind, freestyle, entre outras, vão encerrar a maratona de 24 horas de desporto.

Neste dia, quem visitar as instalações da faculdade vai ter oportunidade de medir a tensão arterial e fazer rastreios a várias doenças e ao nível de stress e forma física.

Sensibilizar a comunidade para o valor do exercício

A presidente da AEFCDEF espera “grande adesão” por parte da comunidade, não só escolar. E acrescenta que o Gabinete Actividades Desportivas da Universidade do Porto (GADUP) é um exemplo de sucesso, pois “conseguiu mobilizar muitos alunos de várias faculdades. Muitos já estão inscritos, o que é um símbolo da participação da UP no evento”, mesmo faltando ainda uma semana para o seu início.