“É um palco gigantesco que invade uma cidade”, Santa Maria da Feira, diz Amadeu Albergaria, vereador da cultura da câmara. Durante três dias, várias companhias de teatro vêm de todo o mundo e as ruas enchem-se de festa e paradas.

Para aqueles que ainda não conhecem o Imaginarius, o vereador promete a entrada num “mundo fantástico, num mundo ‘Imaginarius'”.

O festival teve início às 11h desta quinta-feira, mas é às 21h30 que “arranca em toda a sua força”. No programa, um conjunto “muito alargado” de espectáculos e um “escolha variada” formam um conjunto de “bons motivos” para rumar até às ruas de Santa Maria da Feira, ressalta Amadeu Albergaria.

As ruas tornam-se palcos para que “as pessoas possam olhar as praças e ruas de uma forma diferente”, diz o vereador. Transfigurado, o espaço “tem uma vivência diferente do que é habitual” para poder receber o festival – uma aposta “forte na vertente recreativa”.

Já vai na 7.ª edição e este ano quatro recriações foram, propositadamente, feitas para o festival: “A donzela”, “O teatro e o matrimónio”, “Cacahuète” e “O canto das sirenes encontra o fado”. Amadeu Albergaria acrescenta que as companhias são “totalmente diferentes” do ano anterior e que as que retornam trazem espectáculos diferentes.

Imaginarius “é uma pedra fundamental”

“É uma das pedras fundamentais na política cultural da câmara de Santa Maria da Feira”, assegura o vereador da cultura. O Imaginarius, que decorre de 17 a 19 deste mês, é “um evento muito importante” para o concelho. Ao longo dos sete anos, alcançou uma “dimensão nacional e está na rota dos festivais europeus de arte de rua”.

Amadeu Albergaria lembra o grande número de pessoas que nos seis anos anteriores encheram as ruas do concelho. O vereador espera que “as propostas artísticas possam surpreender pela sua originalidade e surpreendam o público” para que, mais uma vez, a cidade se encha de admiradores e curiosos do festival.