Novais Barbosa, ex-docente e reitor da Universidade do Porto (UP) foi esta tarde homenageado na sua faculdade, a Faculdade de Engenharia (FEUP).

O desafio lançado pelo Departamento de Engenharia Civil ao ex-docente foi dar uma última aula. Novais Barbosa explicou ao JPN que, apesar de a primeira reacção ao desafio ter sido negativa, decidiu aceitar e, em jeito de brincadeira, dar uma última aula, intitulada “Hidráulica Geral e Funcionamento das Universidades”.

Ao fim de 28 anos, o ex-reitor voltou a vestir a pele de professor e durante uma hora, num tom descontraído, apresentou uma analogia entre a hidráulica e o funcionamento das universidades.

Trabalhar em conjunto, entre faculdades e universidades, foi um desafio deixado por Novais Barbosa, que teceu algumas críticas em relação às faculdades, que muitas das vezes “passam conhecimentos aos alunos à pressão”.

Depois de 33 anos de docência e oito como reitor da UP, Novais Barbosa faz um balanço positivo da sua carreira. “Foi muito agradável, sobretudo pela maneira como as pessoas me trataram ao longo destes anos [na FEUP]. Na reitoria, com as limitações que todos temos, procurei esforçar-me para fazer algo que fosse útil à UP”.

Novais Barbosa vai continuar ligado à UP, como presidente do conselho de administração da UPTEC, a incubadora de empresas da universidade.