A par da exposição dos premiados do MAPA, durante o Festival Digital Media vão decorrer quatro workshops, também ligados à arte e às novas tecnologias, desenvolvidos pela UP e pela Universidade de Austin, no Texas.

Os dois primeiros estão ligados à área musical e os outros dois são sobre “Locative Media”, isto é, usar sistemas GPS para criar arte. “Tentámos encontrar workshops úteis não só para os artistas do Prémio MAPA mas também para o público em geral”, conta Carlos Oliveira, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Os workshops “Music Interactive” e “Music and Sound for Film, Video and Games” serão dados por Bruce Pennycook, da Universidade de Austin, e terão lugar na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), no dia 1. Serão apresentados sistemas de música e som interactivos e será abordado o universo de criação musical para filmes, vídeos e jogos.

“Drawing with Satelites” (2 de Novembro) e “The City as a Canvas” (3 de Novembro) são workshops em que “os formandos vão passear pela cidade com o GPS”, com o objectivo de desenhar o percurso que fizeram. “É uma arte desenvolvida de uma forma vivida e qualquer um pode ser criador destas obras”, refere Carlos Oliveira.

Estes dois workshops são da responsabilidade dos ingleses Hugh Pryor e Jeremy Wood e têm como ponto de partida a reitoria da UP. O trabalho desenvolvido por estes especialistas em novas tecnologias será depois apresentado na exposição “Drawing with Satellites”, de 1 a 9 de Novembro, na FNAC Santa Catarina.

“A adesão aos workshops está a ser imensa”, revela. “As inscrições já ultrapassaram o número de vagas pelo que vamos ter de seleccionar os participantes”.

No dia 2, a artista Adriana Sá vai fazer uma apresentação na reitoria da UP intitulada “Instrumento de Luz Sonora”.