A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai formar a primeira Sharing Analysis on Regional Economies (ShARE) em Portugal. Vai ser uma associação sem fins lucrativos, constituída por alunos das três melhores universidades portuguesas no ranking nacional. A ShARE vai actuar nas áreas das Ciências Sociais e Empresariais, Economia e Engenharia.

Os principais objectivos são o desenvolvimento de projectos para empresas junto de peritos e especialistas, a interacção com universidades internacionais, a partilha de conhecimentos e culturas e uma boa preparação para o mundo do trabalho.

Projecto a longo prazo

A FEP está ainda em fase de recrutamento. Os candidatos vão realizar um conjunto de provas exigentes. “Exigem alunos muito bons. Na fase de recrutamento têm de se sobressair muito, mostrar boas qualidades, ou à partida partem em desavantagem”, afirmou ao JPN o presidente da ShARE portuguesa.

O que é a ShARE?

É uma organização internacional sem fins lucrativos, composta por estudantes de 21 universidades. Foi formada em 2002 em Xangai. Actualmente, conta com mais de 500 membros de países como Índia, França e Paquistão, entre outros. Quer gerar e partilhar conhecimento para contribuir para o desenvolvimento económico, humano e social das regiões.

Até agora, existem cerca de 30 candidatos da FEP e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que vão ser recrutados em duas fases, nas áreas mais direccionadas para o trabalho desenvolvido pela organização. Depois do recrutamento vai ser constituída uma equipa composta por 20 a 25 elementos, que vão receber formação, desenvolver projectos orientados por especialistas e participar em seminários.

Este é um “projecto a longo prazo”, afirma o presidente da ShARE portuguesa. A prioridade para já é arranjar uma “equipa válida que no próximo ano já esteja a realizar projecto e tenha apoios não só internacionais mas também patrocínios nacionais, de empresas nacionais e internacionais que estejam sediadas em Portugal”, afirmou Luís Leal.

A equipa portuguesa da ShARE vai marcar presença no Seminário sobre Empreendedorismo e Inovação que vai ter lugar em Paris no próximo ano.