O Sporting venceu tranquilamente o Dínamo de Kiev por 3-0 na última jornada do Grupo F, em jogo disputado no Estádio José Alvalade, esta quarta-feira. Os comandados de Paulo Bento não sentiram grandes dificuldades em bater a equipa ucraniana.

Com Liedson a formar de novo a dupla de ataque com Purovic, e Adrien Silva e Farnerud a substituírem Miguel Veloso e Romagnoli, o Sporting entrou ao ataque e dispôs da primeira oportunidade logo aos 10 minutos, mas Purovic, em zona central, atirou ao lado da baliza do Dínamo de Kiev.

O golo adivinhava-se para os “leões”, e aos 35 minutos, na conversão de uma grande penalidade, Anderson Polga inaugurou o marcador. Nesmachniy derrubou Liedson dentro da sua área e o central brasileiro converteu o respectivo penálti. Até ao final da primeira parte, o Sporting ainda teve outra boa chance, aos 44 minutos, por Izmailov, que rematou para óptima defesa de Lutsenko.

Dínamo tímido

O segundo tempo começou tal como o primeiro, mas cedo o Dínamo de Kiev avançou no terreno e causou alguns problemas à defensiva leonina. Um bom exemplo da nova postura dos ucranianos foi uma bola ao poste esquerdo da baliza de Rui Patrício.

Resultado deste adiantamento dos ucranianos no relvado foi também a melhoria do contra-ataque do Sporting. Aos 67 minutos, a equipa portuguesa elevou para 2-0, com João Moutinho a rematar colocado para o fundo da baliza ucraniana. A equipa de Alvalade controlava perfeitamente o jogo, permitindo os tímidos ataques do Dínamo para contra-atacar sempre com perigo.

Até final, além da estreia de Luís Paez na Liga dos Campeões, o Sporting chegou mesmo aos terceiro tento, por Liedson, a concluir um bom cruzamento de Vukcevic, aos 89 minutos. Tanto o avançado leonino como o guarda-redes ucraniano saíram maltratados do lance. Liedson viu-se obrigado mesmo a abandonar o terreno de jogo.

O Sporting começa aos poucos a recuperar a confiança dos adeptos e a voltar às vitórias. Numa semana que ficou marcada pela polémica entre claques e o corpo directivo do Sporting, os “leões” vão agora preparar a participação na Taça UEFA.