A Galeria Extéril organiza a segunda edição do “15’ de fama” amanhã, sábado, na rua do Bonjardim, no Porto, num espaço adaptado por Teixeira Barbosa, professor de desenho na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

“15’ de fama” assenta no conceito de Andy Warhol de que “no futuro todos seremos famosos durante 15 minutos”. Como tal, a Extéril dá 15 minutos a cada artista para montar, expor e desmontar o seu projecto.

A fornada de performances e instalações começa às 15h00 e dura 12 horas consecutivas. Dos 20 artistas convidados constam nomes como Frederico Ferreira, Muñequito, Isaque Pinheiro e Pascal Ferreira.

Na altura da sua criação, a Extéril tencionava ser uma galeria virtual, baseada no conceito de “arte portátil”, mas os artistas intervenientes sentiram necessidade de materializar os impulsos criativos.

O espaço físico da galeria foi concebido para divulgar a arte sem fins lucrativos e o manifesto do projecto reivindica que “todo artista tem o direito de expor o seu trabalho, quando lhe apetecer e onde bem entender, sem qualquer tipo de exclusividade”. “Desenvolver uma comunidade artística, divulgar informação, ser um espaço de investigação, crítica e de encontro” são objectivos da galeria.