Para combater o insucesso e abandono escolar, a Escola EB 2/ 3 de Paredes investiu nos Cursos de Educação e Formação (CEF) de cozinheiro de segunda categoria. A directora do conselho executivo, Olinda Pinto, refere que “esta é uma das áreas mais carenciadas em termos de qualificação. A maior parte dos trabalhadores na área de hotelaria e turismo não são qualificados”.

Em 2003, segundo os últimos dados da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), o concelho de Paredes tem a maior taxa de retenção (24,9%) do distrito do Porto. Apenas 33% da população com idade superior a 10 anos possui o 1º ciclo completo. 16% dos habitantes com mais de 12 anos completaram o 2º e 3º ciclos.

Neste momento, são 40 os alunos que frequentam o curso de cozinheiro de segunda. A formação tem uma duração de dois anos e dá equivalência ao 9º ano de escolaridade. O sucesso da turma que conclui o curso no ano passado justificou a continuação deste CEF.

Alguns alunos não só acabaram o curso, como “resolveram prosseguir os estudos na escola de hotelaria de Lamego e outros já estão a trabalhar”, afirma o chefe Correia, responsável pela formação.

Alguns estudantes durante o curso têm manifestado vontade de aplicar os conhecimentos que vão adquirindo e “querem trabalhar ao fim-de-semana”, acrescenta.

Carlos Tiago, um dos alunos, viu no CEF a possibilidade de concluir o 9º ano de escolaridade e simultaneamente obter uma qualificação profissional e agora “quer chegar ao topo“: ser chefe de cozinha.

A directora do conselho executivo afirma que os CEF são para continuar e só não avança para os cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) porque não são financiados.

Na Escola EB 2/3 de Paredes foram 12 os alunos que já concluíram o CEF. Desses, quatro alunos resolveram prosseguir os estudos.