Ajudar o Porto a tornar-se um pólo de competitividade é o principal objectivo da terceira edição do encontro “Porto Cidade Região”. Na próxima segunda e terça-feira, no Palácio da Bolsa, académicos, cientistas, empresários e responsáveis políticos discutem o tema “Por uma Região do Conhecimento”.

O encontro, organizado pela Universidade do Porto (UP) e pela Junta Metropolitana do Porto, servirá “para que as empresas ajudem a universidade a perceber como pode ajudar as empresas” e “para que os responsáveis políticos e os empresários conheçam a universidade e percebam como a podem tornar mais capaz de ajudar a sociedade a ser mais competitiva”, lê-se no site da iniciativa.

Esta edição do “Porto Cidade Região” tem como objectivo identificar problemas, discutir soluções e apresentar medidas concretas e alinhadas com uma estratégia para o desenvolvimento da região.

As sessões paralelas, reservadas a convidados, dividem-se em seis temas considerados estratégicos: ambiente, energia e sustentabilidade; saúde; educação/formação; mar; conteúdos; e manufacturing.

Entre os participantes estão Artur Santos Silva, presidente do BPI, Rui Rio, o presidente da câmara e da junta metropolitana do Porto, Luís Portela, presidente da Bial, Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, Carlos Lage, presidente da CCDR-N, João Ferrão, secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, e Marques dos Santos, reitor da UP.

“No final do encontro, serão apresentadas publicamente as primeiras linhas de orientação e a equipa responsável pela elaboração posterior do documento de propostas concretas que será entregue aos responsáveis políticos da região e do país”, diz a UP em comunicado.