Mais de sete mil assinaturas de activistas portugueses na Internet levaram a Greenpeace a criar um escritório virtual dedicado a Portugal. Para levar a cabo a iniciativa a organização conta com a ajuda financeira da OAK Foundation, uma ONG internacional ligada às causas humanitárias e ambientais.

O escritório é virtual, já que a Greenpeace não tem ainda um representante permanente no país. Evandro Oliveira, porta-voz português da organização, explica ao JPN que não existem, para já, condições financeiras para um “escritório físico” em Portugal. Toda a acção do escritório é desenvolvida a partir da sede da Greenpeace em Amesterdão. O trabalho está sob a responsabilidade de especialistas portugueses, mas também de outras nacionalidades.

O maior consumo per capita de peixe na Europa

O primeiro objectivo da Greenpeace em Portugal é a defesa dos oceanos. “Portugal é o país com o maior consumo de peixe por pessoa (50kg por ano) na Europa”, afirma Evandro Oliveira. A campanha do peixe sustentável é a primeira iniciativa da ONG. O objectivo é saber quais as espécies sob ameaça que são consumidas e depois promover uma pesca mais sustentável. Para tal, a Greenpeace conta com a ajuda de uma centena de activistas voluntários, que desde Novembro de 2007 fazem a listagem de peixes vendidos em 16 supermercados portugueses.

Greenpeace no mundo

As bases da Greenpeace foram lançadas em 1971 no Canadá. Passados 37 anos, a organização conta com 2, 8 milhões de associados e tem representações em 41 países. A ONG é conhecida pelas suas campanhas polémicas, mas de carácter não violento.

Organizações ambientais nacionais satisfeitas com a presença da Greenpeace

A chegada (mesmo que virtual) da Greenpeace em Portugal é bem recebida pelas organizações ambientalistas nacionais. “É uma forma de termos mais um contributo importante para a resolução de problemas ambientais no país”, afirma Hélder Spínola em declarações ao JPN. O presidente da Quercus fala ainda na parceria que já existe entre as duas organizações ambientalistas. A Quercus participa indirectamente na campanha do peixe sustentável, em curso através da divulgação de informações relacionadas no site da organização.

Nuno Quental, representante da Campo Aberto, mostra-se mais reservado quanto à presença da Greenpeace em Portugal. “Fazer uma página na Internet é fácil”, afirma, em declarações ao JPN, o representante da associação ambiental sediada no Porto. Nuno Quental explica que a iniciativa é boa, mas só se for acompanhada por acção real no terreno.

“Após o estudo sobre os peixes, a Greenpeace vai agir em Portugal”, afirma Evandro Oliveira. A acção no âmbito da campanha em curso está prevista para antes do Verão deste ano.