As eliminatórias do Concurso de Bandas de Garagem da Queima das Fitas do Porto – “Salta da Garagem para o Palco Principal” já têm data marcada.

Nos dias 3, 4 e 5 de Março cada banda vai mostrar o que vale ao vivo, ao contrário de edições anteriores, conforme nos conta o presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Ivo Santos. “Este modelo permite que as bandas tenham uma apresentação pública da sua forma de actuar e isso permite também perceber melhor e aumenta também a qualidade do concurso”, afirma o responsável da FAP.

O concurso foi ganho no ano passado pela banda Mad Dogs. Bruno Cruz, guitarrista da banda, em declarações ao JPN, considerou a vitória uma excelente oportunidade para divulgar o nome do grupo. “Deu-nos um bocado de nome, há muitas pessoas que conhecem a banda porque tivemos nos cartazes e isso foi bom para a nossa projecção”, reconhece o guitarrista.

A grande novidade do concurso deste ano é que o vencedor terá a oportunidade de, para além de abrir as Noites da Queima das Fitas do Porto, actuar no palco Sunset no festival Rock in Rio, dia 6 de Junho numa parceria entre a FAP e o Rock in Rio Lisboa.

Para o presidente da FAP esta iniciativa vai “permitir que uma banda de garagem do Porto participe num evento internacional e esteja ao lado de artistas de renome”.

O guitarrista dos Mad Dogs, considera que esta oportunidade é ainda mais atractiva e um motivo para que mais bandas participem. “Com certeza que é mais aliciante, tocar num palco ainda maior do que na Queima das Fitas e ter o nome mais espalhado”, afirmou.

O prazo de entrega das maquetes acaba esta terça-feira, 26 de Fevereiro, data a partir da qual serão escolhidas as bandas a competir nas eliminatórias.