O prémio José Anastácio da Cunha destina-se a galardoar dissertações de doutoramento em matemática que tenham sido orientadas por investigadores ou professores de instituições portuguesas. Jorge Freitas, o vencedor deste ano, realizou a dissertação “Statistical Stability for Chaotic Dynamical Systems” sob a orientação dos professores José Ferreira Alves e Maria de Fátima Pires de Carvalho da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Reconhecimento do trabalho feito nas universidades portuguesas

O professor de matemática pura explica que a sua dissertação é dedicada ao estudo da estabilidade estatística de sistemas dinâmicos caóticos com o objectivo de determinar o comportamento futuro das órbitas de um sistema. Mostra que o comportamento estatistico de alguns sistemas é estável.

Em declarações ao JPN, Jorge Freitas considerou o prémio “um excelente incentivo ao estímulo e à excelência através do doutoramento e também o reconhecimento do bom trabalho que se tem vindo a fazer nas universidades portuguesas”.

O prémio consiste num diploma e numa dotação em dinheiro no valor de 20 mil euros, sendo integralmente financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.