Depois do som disco de “Confessions on a Dancefloor” (2005), Madonna prepara-se para lançar “Hard Candy” e apresentar, uma vez mais, uma nova sonorização que acompanhe as tendências actuais.

O disco, cujo lançamento está previsto para 29 de Abril, foi produzido por Timbaland, Pharrell Williams e Nate “Danja” Hills. Em entrevista à Rolling Stone, Nate Hills revelou que Madonna “queria canções de dança, de clube e com um feeling próximo do hip-hop”.

O título do novo trabalho, “Hard Candy”, “é uma junção de dureza com doçura”, disse a porta-voz da cantora, Liz Rosenberg.

Foram também divulgadas cinco faixas à revista “Rolling Stone“: “Candy Store”, “Miles Away”, “Give it to Me”, “Heartbeat” e “Four Minutes To Save The World”. Este último, elaborado em parceria com Justin Timberlake, é o primeiro single do álbum.

O novo disco põe fim ao contrato de Madonna com a Warner Brothers, um acordo que durava há 25 anos. Os próximos trabalhos da cantora, bem como todos os direitos dos álbuns, digressões e merchandising, estarão a cargo da Live Nation, empresa com a qual assinou um contrato de 10 anos no valor de 81,8 milhões de euros.

De bailarina a ícone

Madonna iniciou a carreira de cantora em 1983 com “Everybody”, mas só alcançou sucesso mundial dois anos depois com o estilo pop de “Like a Virgin”. A partir daí, a escalada foi constante para a artista, que renova a sua imagem com o lançamento de cada álbum.

A carreira de Madonna é pautada por muita polémica e provocação, acentuada em “Like a Prayer” (1987) e “Erotica” (1992), que a elevou à condição de um verdadeiro ícone mundial.

Pouco depois das filmagens de “Evita” (1996), que lhe galardoaram com o Globo de Ouro para melhor actriz, Madonna foi mãe e reabriu um novo capítulo no seu percurso musical. “Ray of Light” (1998) apresenta a sua faceta mais serena e espiritual e foi considerado por alguns críticos como o melhor da sua carreira.

Recorde-se que ainda este mês Madonna apresentou o filme “Filth and Wisdom”, que realizou, no Festival de Berlim.