Decorre de 24 de Abril a 4 de Maio a quinta edição do festival de cinema IndieLisboa. Com 238 obras a concurso, vindas de mais de 40 países, o Festival Internacional de Cinema Independente vai manter a mesma estrutura de programação dos anos anteriores. Este ano a abertura do evento fica ao cargo do director chinês Wong Kar-Wai, com o filme “My Blueberry Nights”, com Natalie Portman, Norah Jones e Jude Law.

Mais de 3 mil filmes concorreram à selecção para o IndieLisboa 2008, mas apenas 12 foram escolhidas para a categoria principal, Competição Internacional (que abrange unicamente primeiras ou segundas obras de qualquer autor). A este prémio concorre o filme português “A Zona”, primeira longa-metragem do realizador Sandro Aguilar, que conquistou o prémio de melhor curta-metragem em 2006.

As longas-metragens portuguesas não têm estado tão presentes no IndieLisboa como as internacionais e “A Zona” é apenas a terceira a ser apresentada desde a primeira edição do festival, em 2004. Há 27 filmes portugueses a concurso, 12 dos quais a concorrer ao prémio principal de curtas-metragens.

Os prémios desta edição do IndieLisboa serão 15 e compostos por um troféu, um diploma e uma recompensa em dinheiro. O maior é o Grande Prémio Longa-Metragem “Cidade de Lisboa”, que receberá 15 mil euros. Alguns premiados recebem apenas um diploma e, em alguns casos, o público também é convidado a votar.

Valorizar o cinema independente

A categoria Herói Independente também vai voltar a ter especial importância no IndieLisboa. Todos os anos são homenageadas personalidades importantes do mundo do cinema (quer sejam realizadores, produtores ou actores) e este ano os escolhidos foram os realizadores Johnie To, de Hong Kong, e José Luis Guerin, de Espanha.

Apesar de reconhecidos internacionalmente, nenhum deles vê a sua obra muito divulgada em Portugal, motivo pelo qual foram escolhidos pela direcção. No entanto, Johnie To é um dos realizadores mais aplaudidos do IndieLisboa, e foi o único a ter um filme em cada ano do festival, desde a sua estreia.

Além disso, como já é habitual no festival, será feita uma retrospectiva do mundo cinematográfico de um país que Portugal não conheça tão bem. Desta vez o novo cinema romeno fará as honras.

Este cinema europeu tem ganho bastantes prémios a nível internacional, como foi o caso de Cannes, Berlim e Locarno. Os portugueses terão agora oportunidade de conhecer um conjunto de longas-metragens realizadas naquele país entre 1992 e 2008, numa retrospectiva do que tem sido feito no cinema romeno.

Novidades para 2008

Além dos filmes a concurso, o IndieLisboa 2008 vai contar também com antestreias portuguesas e internacionais, mesas redondas e debates sobre cinema (na actividade LisbonTalks).

A categoria IndieJunior (destinada aos mais jovens) contará, além das sessões de cinema habituais, com uma selecção de filmes de todo o mundo para crianças dos três aos 18 anos de idade. A direcção pretende cativar os mais jovens e atraí-los a participar no festival com os seus próprios filmes. Para isso, serão disponibilizados também materiais para os professores fornecerem alguma formação cinematográfica aos alunos nas suas aulas.

Entre longas e curtas-metragens, desde 2004 que o IndieLisboa traz a Portugal um género de cinema menos conhecido do grande público, alargando o conhecimento dos interessados sobre o que de mais diversificado se faz no cinema mundial.