Nasceu da iniciativa do grupo Yellow Road, associação cultural fundada por antigos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e durante os dias 10, 11 e 12 de Abril, o “AdA – Festival Europeu em Acção” vai animar as ruas mais movimentadas da cidade do Porto.

O programa conta com mais de trinta acções a cargo de 48 jovens artistas oriundos de vários países da Europa. Na sessão de apresentação do certame, esta quarta-feira à noite, no Gaia Shopping, Mariana Ribeiro, Maria João Floxo e Oto Hudec, os mentores desta iniciativa e fundadores do grupo Yellow Road, explicaram aquilo que vai acontecer nas ruas do Porto e quais os objectivos deste espectáculo.

“Vamos ter jovens artistas europeus que, através das suas criações artísticas, procuram abordar questões sociais e políticas. Uns, através de acções mais vincadas, outros de forma mais sensibilizadora”, explicou Mariana Ribeiro.

Um dos grandes objectivos deste festival passa por aproximar as pessoas menos viradas para as artes. “A ideia é chegar a um público mais alargado. Queremos captar a atenção das pessoas que não vão aos museus, ao teatro ou a uma galeria, por variadíssimas razões”, salientou.

Outra das vertentes realçadas pelos três responsáveis foi a participação das pessoas. “Contamos com a colaboração das pessoas, pois estas acções vivem da interacção com o público. Por exemplo, vamos ter duas iniciativas, uma de retrato outra de vídeo, onde a participação das pessoas é fundamental”, confessou Maria João Floxo.

Ruas e Praças do Porto servem de cenário

Na sessão de apresentação do AdA, Mariana Ribeiro apresentou os locais por onde as artes de rua vão passar. As praças da Liberdade e da Batalha, o Jardim do Palácio de Cristal, a Praia na Foz e as ruas da Ribeira vão ser os palcos do evento. As razões que levaram à selecção destes espaços, diz, “têm a ver com o facto de serem locais com bastante movimento”. As acções de rua vão acontecer entre as dez e as 23 horas.

Festival dividido em três eventos

O AdA Festival não se fica apenas pelas acções de rua nos dias 10, 11 e 12 de Abril. Já no dia 27 de Março, quinta-feira, o Plano B recebe a exposição “Action in the Box”. Esta iniciativa é composta por vídeos e trabalhos dos vários artistas que vão passar pelo Porto e só termina no dia 12 de Abril, último dia do festival.

Paralelamente às acções de Rua, a conferência “PAST/ACTION/CUT” vai juntar no dia 10 de Abril professores de artes visuais e performativas da Espanha, Eslováquia e Portugal. A discussão vai acontecer no Salão Nobre da Universidade do Porto, e visa discutir o futuro deste género artístico.