O Estado e os municípios de Vila Real, Peso da Régua e Lamego assinam esta sexta-feira um contrato de financiamento, com vista à concretização do projecto “Douro Alliance”, que visa tornar estas cidades num pólo urbano de desenvolvimento da região.

O projecto já vem desde há uns anos a esta parte, no âmbito de uma proposta do Ministério do Planeamento, tendo sido criado um eixo urbano entre as três cidades. No âmbito do programa “Prós Urbe” foi desenvolvido um Plano Estratégico, mas a iniciativa não teve continuação.

Agora, a Secretaria de Estado do Ordenamento do Território lançou um concurso para a criação das chamadas Redes de Inovação e Competitividade. “Nesse sentido, os municípios decidiram retomar o projecto anterior”, afirma um dos responsáveis pela candidatura do “Douro Alliance”, Luís Ramos.

O “Douro Alliance” quer colmatar um problema que existe no interior do país, que é a “inexistência de centros urbanos de grande dimensão demográfica”, revelou.

Benefícios do acordo para as cidades

Vila Real, Peso da Régua e Lamego lucrarão, “ao dar o salto em frente no posicionamento em termos regionais e nacionais, tornando-se uma urbe a trabalhar em rede”, diz Carlos Saraiva, do Departamento de Planeamento e Coordenação da Câmara Municipal de Vila Real.

Esta iniciativa, que foi uma das cinco apoiadas pela Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU), tem como principal objectivo “fixar empresas e pessoas, porque este é o grande problema que continua a dificultar o desenvolvimento destas regiões”, afirmou Luís Ramos.

Inicialmente, a aposta será em “acções preparatórias, discussão do que é uma rede de cidades, realização de uma série de fóruns, debates e concursos de ideias para depois delinear um Plano de Acção concreto para se apresentar ao QREN”, diz Carlos Saraiva.

Parcerias entre o governo, as autarquias e várias outras entidades

As parcerias serão estabelecidas entre os três municípios, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e várias associações comerciais e industriais das três cidades.

A cerimónia de assinatura do contrato contará com a presença do secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, os presidentes das três câmaras envolvidas, o director-geral da DGOTDU, Vitor Campos, o reitor da UTAD, Armando Mascarenhas Ferreira, e representantes das diversas associações comerciais e industriais das três cidades.