A Rádio TSF está num processo de redefinição, sendo que as principais alterações assentam na grelha e na reorganização da equipa. Ao JPN, Paulo Baldaia, director da estação informativa, disse que “já está confirmada a promoção de Manuel Acácio a chefe de redacção”.

Recorde-se que o último nome a ocupar o cargo de chefe de redacção da TSF foi Artur Cassiano, actual director de informação do Rádio Clube Português. Artur Cassiano esteve oito anos na TSF como director de informação, num período em que a estação informativa era dirigida por Carlos Andrade e Fernando Alves.

Editor do “Fórum TSF” há vários anos, Manuel Acácio vai ser substituído nesse espaço por Margarida Serra, jornalista da rádio há 20 anos. A jornalista assume as novas tarefas “a partir de Maio, passando o fórum a contar com uma voz feminina”, explicou Paulo Baldaia. O director da TSF confirmou ainda Cristina Lai Men como nova directora executiva da rádio.

“Debates internos para pensar a rádio”

Durante os meses de Abril e Maio, a estação informativa vai ouvir a opinião de várias personalidades sobre a importância da estação no panorama informativo nacional. “Estamos com debates internos para pensar a rádio. Ouvimos pessoas que chamámos de fora para nos dizerem, com sentido crítico, o que pensam da rádio”, salientou Paulo Baldaia.

Maria José Morgado, Pacheco Pereira e dois ex-jornalistas da TSF, Rui Gomes e Elisabete Caramelo, são os nomes que já contribuíram para a discussão do futuro da rádio do grupo Controlinveste. Outros nomes vão ser ainda ouvidos. “Vamos ouvir dois jornalistas estrangeiros, um correspondente do jornal ‘ABC’ e outro da ‘Folha de São Paulo’ e depois vamos ouvir Rui Rio”, disse Paulo Baldaia.

Em Maio, a TSF começa a discutir internamente as alterações. O director da estação disse que “a rádio vai fazer um debate interno, com base nos inputs de fora e com base naquilo que os próprios jornalistas da estação pensam sobre aquilo que deve ser a rádio, para pensar em alterações, quer em termos de organização, quer em termos de grelha de programação”.

Estas alterações na grelha só serão, no entanto, conhecidas em Setembro, adiantou Paulo Baldaia.