É a Augusto Cid que pertence o cartune vencedor do X Porto Cartoon World Festival. O desenho de um atleta olímpico chinês que carrega uma chama olímpica feita de monges budistas arrecadou, por unanimidade do júri, o grande prémio da décima edição do festival, pela sua “actualidade e qualidade gráfica”, referiram vários membros do júri.

A divulgação dos premiados foi feita esta segunda-feira no Museu Nacional da Imprensa pelo director da instituição, Luís Humberto Marcos, com a presença de alguns membros do júri, incluindo Marlene Pohle, presidente da FECO (Federation of Cartoonists Organizations), organização que já considerou o Porto Cartoon como um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo.

Luís Humberto Marcos elogiou um “crescimento de qualidade” nos trabalhos recolhidos nesta edição do festival, bem como uma participação recorde, tanto a nível de países representados – 70 – como de trabalhos recebidos, cerca de dois mil desenhos.

Direitos humanos em destaque

Os direitos humanos foram o tema escolhido para esta edição do Porto Cartoon, para relembrar que existem ainda “103 países que não têm liberdade plena”, referiu Luís Humberto Marcos, citando o mais recente relatório da Freedom House.

O director caracterizou o cartune como uma “instância fundamental para passar mensagens de liberdade” e elogiou também o facto de países onde as liberdades estão mais restringidas terem participado em força, como por exemplo o Irão, o terceiro país com mais trabalhos enviados.

Esta é a primeira vez que o primeiro prémio é atribuído a um cartunista português. Augusto Cid afirmou estar “muito feliz” e surpreendido com a distinção, visto tratar-se de um evento caracterizado por uma “elevada qualidade” e destacou ainda a crítica humorística como uma “arma de combate que denuncia situações tão graves como os recentes acontecimentos na China”.

O segundo lugar foi para o turco Muhittin Koroglu, vencedor de uma das edições anteriores do festival. O terceiro lugar foi dividido entre Dálcio Machado, do Brasil, habitual participante no festival, e Taeyong Kang, da Coreia do Sul, este último com um tema livre.

Os vencedores do X Porto Cartoon receberão os prémios durante a cerimónia de abertura da exposição, que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, em Junho, na véspera das Festas do S. João do Porto.