Os cidadãos portugueses que se encontravam na região afectada pelo terramoto na China já foram contactados e estão bem de saúde. Fernando Semedo Pina e João Ferreira da Silva tinham sido dados como desaparecidos pelas respectivas famílias. De acordo com últimas informações da Agência Lusa, estão 10 portugueses na região afectada pelo sismo, sendo que um está ainda por contactar.

Em declarações à RTP, o futebolista luso Fernando Semedo Pina admitiu estar a passar por uma situação terrível e que sentiu “a casa toda a tremer e prédios a mexer como se fosse o vento a bater em árvores”.

Também João Ferreira da Silva referiu à Lusa que se encontra em bom estado e que nem sequer sentiu o sismo. “Está tudo bem comigo. Estive num cruzeiro em Yang tze e cheguei hoje a Ychang. Falei agora com os meus pais pelo telefone que me contaram o que se passou. Estou muito surpreendido porque, apesar de estar numa das zonas afectadas, não senti nada”, disse.

O governo chinês já contactou as autoridades de Portugal para confirmar a ausência de vítimas portuguesas do sismo que atingiu na segunda-feira a região de Sichuan, no sudoeste da China.

O último balanço oficial das autoridades chinesas eleva para 12 mil o número de mortos e desaparecidos, mas este pode aumentar significativamente à medida que as equipas de socorro se aproximam do epicentro do sismo.