O desemprego em Portugal situou-se nos 7,6% nos primeiros três meses do ano, menos 0,8 pontos percentuais face ao período homólogo do ano anterior. O Governo apontou para o mesmo valor para o final de 2008.

Os dados foram revelados, esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e referem que o indicador recuou 0,2 pontos percentuais face ao trimestre anterior, fixando-se nos 7,6%. Este valor foi o mesmo avançado na quinta-feira pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, como previsão do Governo para o final de 2008.

Ainda de acordo com o INE, também a população desempregada verificou uma diminuição, rondando os 427 mil indivíduos nos primeiros três meses de 2008. Este valor significa um recuo de 2,8% em relação ao anterior trimestre e de 9,1% face ao primeiro de 2007.

A população activa, por seu lado, viu o seu número aumentar em 0,2% face ao mesmo período do ano anterior, mas desceu na mesma proporção em relação ao trimestre anterior para os 5.618 milhões de indivíduos.