Já é conhecido o percurso da 70ª edição da Volta a Portugal. 11 dias de prova e 1.587 quilómetros estão à espera dos ciclistas, naquela que já foi considerada pelo director da prova, Joaquim Gomes, como “a mais dura Volta a Portugal dos últimos cinco anos.”

Entre os dias 13 e 24 de Agosto, a festa do ciclismo vai voltar à estrada e promete ser mais um sucesso em termos de adesão do público. Este ano haverá mais dificuldades para os ciclistas, o que representa, por outro lado, mais espectáculo e emoção.

A edição deste ano começa mais uma vez em Portimão, com um prólogo de 6,8 quilómetros e termina em Felgueiras, mais propriamente no Alto de Santa Quitéria, com um contra-relógio individual que termina com uma inclinação média de 9,3%. Pelo meio, as míticas subidas à Torre e ao Alto da Senhora da Graça prometem ajudar na definição do vencedor da prova.

A Pad – Produção de Actividades Desportivas, empresa do universo João Lagos Sports, responsável pela organização da Volta a Portugal EDP, tinha como objectivo aumentar os dias da prova de forma a levar o ciclismo a todo o país, mas tal não foi possível devido ao estatuto internacional da UCI (União Ciclista Internacional).

“Esta edição da Volta é uma das mais difíceis de sempre”

Joaquim Gomes, director da prova, afirmou ao JPN que “estamos perante uma das edições mais difíceis de sempre”. “Apesar de ter só 11 dias de competição, os potenciais vencedores terão que partilhar uma característica fundamental para atingir a vitória, isto é, além de serem atletas de eleição, devem ter uma capacidade de recuperação extraordinária para poderem superar a sequência de etapas de alta dificuldade”, referiu ao JPN.

No que respeita às mudanças que se verificam em relação ao ano passado, o director-técnico da prova admite que estas se “prendem essencialmente com o surgimento da alta montanha, bem mais cedo que o habitual, seguido de uma fase de transição que vai conduzir a caravana a um dos finais de Volta mais duros de que há memória”.

Para Joaquim Gomes, a terceira e a nona etapas e o contra-relógio final são aquelas que podem ajudar a definir o vencedor da edição deste ano, que sucederá ao espanhol Xavier Tondo que venceu o ano transacto com as cores da LA/MSS.

Percurso da 70ª edição da Volta a Portugal:

Prólogo: Portimão – Portimão, 6,8 km (13 de Agosto)
1.ª etapa: Portimão – Beja, 198,6 km (14 Agosto)
2.ª etapa: Vila Viçosa – Castelo Branco, 165,5 km (15 Agosto)
3.ª etapa: Idanha-a-Nova – Alto da Torre (Seia), 171,5 km (16 Agosto)
4.ª etapa: Guarda – Viseu, 154,4 km (17 Agosto)
5.ª etapa: Gouveia – São João da Madeira, 186 km (19 Agosto)
6.ª etapa: Aveiro – Gondomar, 170,6 km (20 Agosto)
7.ª etapa: Póvoa de Varzim – Monte Sra. Assunção (Sto. Tirso), 177,8 km (21 Agosto)
8.ª etapa: Barcelos – Fafe, 169,8 km (22 Agosto)
9.ª etapa: Fafe – Alto Sra. Graça (Mondim de Basto), 146,2 km. (23 Agosto)
10.ª etapa: Penafiel – Alto Sta. Quitéria (Felgueiras), 40 km (24 Agosto)