A cidade do Porto recebe pela primeira vez, entre 20 e 24 de Junho, o festival Porto7, uma iniciativa da produtora Avilajet em parceria com a associação Cidade Natural, o Instituto Português da Juventude (IPJ) e a Câmara Municipal do Porto. As inscrições fecharam esta sexta-feira.

As cerca de 50 curtas-metragens que participam no evento vieram de várias partes do mundo, sendo que a nível internacional Espanha e América do Sul dominam a maior parte das entradas.

O festival, que vai ter lugar no Auditório do Círculo Católico dos Operários do Porto, é composto por duas secções competitivas. “Iremos ter a competição internacional de curtas-metragens e uma outra competição de curtas-metragens Porto7”, adianta Francisco de Ávila, da organização do evento.

Durante o certame serão ainda exibidos duas retrospectivas da Argentina e do México. Estes dois ciclos são o resultado de uma selecção do melhor do terceiro Festival de Artes Visuales de La Plata, na Argentina, e do Corto Creativo do México.

Para Francisco de Ávila, o objectivo deste festival é “fomentar a criação áudio-visual e dar lazer quer às pessoas que não produzem, que podem assistir a filmes variados, quer às pessoas que produzem e assim podem ver as suas películas no ecrã”.

“O Porto 7 é um evento cultural aberto a produtores, realizadores, estudantes, entusiastas e apreciadores da sétima arte” e “pretende ser um espaço de interacção com artistas, realizadores, empresas ligadas ao audiovisual e público, onde serão desenvolvidas diversas actividades de promoção dessa interactividade”, adianta a organização.

A competição internacional atribuirá prémios à melhor curta-metragem, ao melhor argumento original e ao melhor actor. A competição Porto7, que consiste na realização de filmes sobre o tema Porto, vai galardoar o melhor filme concorrente. O prémio IPJ será atribuído ao melhor jovem realizador.