Para quem vira para a rua Cândido dos Reis, na Baixa do Porto, é difícil não reparar na loja Garfos e Letras. Lá dentro, podia-se encontrar vários produtos gourmet como vinhos, especiarias e chás, mas também uma área de exposições de arte e cursos de cozinha. A loja, a única no país a reunir estas características, fecha as portas esta sexta-feira.

O pouco movimento na Baixa, que contrastam com o montante do investimento (130 mil euros), determinou o fim da Garfos e Letras. “Foram seis anos muito difíceis dado a desertificação da Baixa que culminaram com esta crise, que foi, sem dúvida, o desastre final”, lamenta Mário Rodrigues, proprietário da loja.

O projecto começou a ser desenvolvido por Mário Rodrigues em 1999, mas só foi concretizado em finais de 2002. Mário deixou o projecto nessa altura, por “divergências” com os outros proprietários, tendo apenas retomado o projecto em 2005.

Recuando no tempo, Mário Rodrigues recorda os tempos áureos da loja que define como uma espaço cultural e gastronómico. “No início, a Garfos e Letras teve um enorme sucesso. Vinham pessoas, por exemplo, de Espanha que diziam que nunca tinham visto uma loja como esta”, recorda.

Loja vendia várias variedades de alimentos
Enquanto conta ao JPN a história do espaço que foi construindo ao longo dos anos, Mário Rodrigues vai apontando para o fundo da loja onde já se vêem alguns caixotes. As prateleiras, vão ficando vazias, os quadros das exposições estão agora em lotes e os cursos de cozinha não serão mais realizados aqui.

As iniciativas realizadas para animar a rua Cândido dos Reis e a abertura de vários espaços de animação nocturna naquela zona não foram suficientes para ultrapassar a crise sentida no centro da cidade. “Estas iniciativas não têm tido grande impacto porque grande parte delas são à noite e nós trabalhamos de dia. Fizemos a tentativa e estivemos dois dias abertos até tarde, mas sem resultado”, explica.