Rui Rio não confirma que se recandidatará ao cargo de presidente da Câmara do Porto nas eleições autárquicas de 2009. Num comunicado divulgado esta terça-feira, Rio afirma que “há, seguramente, um tempo para tudo”. “Não produzi, em parte alguma, qualquer afirmação sobre essa matéria”, escreve o autarca.

O comunicado, distribuído aos jornalistas à margem da apresentação dos premiados do concurso internacional de ideias para a frente ribeirinha do Porto, contradiz o que o presidente da distrital do Porto do PSD afirmou segunda-feira. Marco António Costa afirmou que o PSD vai “recandidatar todos os presidentes de câmara em exercício no distrito”, incluindo o do Porto, e anunciou a manutenção das coligações existentes com o CDS-PP.

Aos jornalistas, Rui Rio não teceu comentários às palavras de Marco António Costa, mas a nota que fez distribuir é peremptória: “Neste momento, o importante será honrar os compromissos eleitorais de 2005 e exercer o actual mandato na plenitude, que, relembre-se, tem ainda pela frente um tempo do seu tempo total para cumprir por parte de todos os eleitos”.

Na conferência de imprensa de segunda-feira, Marco António Costa acrescentou que Rui Rio “tem o perfil de alguém que, ao longo de sete anos, fez obra de forma estruturada na cidade” e disse mesmo que Elisa Ferreira, apontada como a provável escolha do PS para a corrida eleitoral no Porto, “é uma boa candidata para o PSD e será a candidata ideal para Rui Rio”.

O JPN tentou contactar Marco António Costa, que não atendeu o telemóvel.