Vai ser esta sexta-feira inaugurada na Reitoria da Universidade do Porto (UP) a exposição documental “Olhares”, no âmbito da homenagem a Emílio Peres, uma figura da instituição que contribuiu para a criação do curso de Nutricionismo da UP em 1976, que viria a originar a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP). “Olhares” reúne livros, recortes de jornais, fotografias, peças de cerâmica, entre outros objectos deste endocrinologista.

Emílio Peres, que morreu em 2003, “notabilizou-se em várias facetas da vida da universidade e do país”, refere ao JPN a directora da FCNAUP, Maria Vaz de Almeida, que desempenha a função de comissária da homenagem que vai até Novembro, ganhando a forma de conferências, oficinas e exposições. Para além disso, três restaurantes da cidade vão disponibilizar, até dia 7 de Novembro, ementas criadas por Emílio Peres.

A UP tem vindo a escolher uma personalidade ligada à instituição como “figura eminente do ano”. Emílio Peres, enquanto “pai” da nutrição em Portugal, é o nome deste ano. Foi uma “personalidade muito rica e diversa”, considera Maria Vaz de Almeida. A directora da FCNAUP destaca o lado comunicativo de Emílio Peres: “foi um grande profissional e divulgador da ciência ao público em geral”.

Segundo Maria Vaz de Almeida, as capacidades de comunicação do antigo presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação permitiam-lhe descodificar o discurso científico para um público generalizado, através das suas presenças na televisão e na rádio.

Emílio Peres, considera a actual responsável pela FCNAUP, deixou uma escola de pensamento e de comunicação enquanto legado. O objectivo da faculdade é, em parte devido às ideias deste professor, abrir-se à comunidade, de modo a que a própria comunidade procure a faculdade para interagir.

Para além da exposição “Olhares” na Reitoria, está em exibição na Fundação Guerra Junqueiro a mostra “A paixão pela faiança”, que dá a conhecer essa faceta do professor. No dia mundial da alimentação, a 16 de Outubro, vão ter lugar várias conferências e vai ser apresentado o resultado do concurso de sopas com as escolas do ensino básico da cidade.

Dois dias depois será feita uma “oficina da sopa” na FCNAUP. Também durante o mês de Outubro será realizada uma “oficina do pão”. A 7 de Novembro encerra o ciclo de homenagem, com várias conferências ligadas às ciências da nutrição.