Pode nascer em Gaia a “primeira grande escola portuguesa” de ensino superior em diversas actividades de expressão cultural (dança, canto, piano, entre outras). O projecto está em fase de negociação e deve envolver um “conjunto de cursos superiores que outras universidades, nomeadamente a Católica, estão a desenvolver na região”, revelou o presidente da Câmara de Gaia, esta sexta-feira.

As instalações deverão ficar situadas no Monte da Virgem e a tutela da escola ficará a cargo de uma personalidade de referência da região Norte, adiantou Luís Filipe Menezes, na inauguração das novas instalações da escola de dança Ginasiano – a primeira fase do Centro de Artes do centro histórico da cidade.

“Novo fôlego”

Armazéns de vinho devolutos transformaram-se num ampla e moderna área para a dança, onde vai funcionar toda a formação da companhia de dança Kale. O projecto nasce de uma parceria entre a autarquia gaiense e a Ginasiano, escola profissional de dança e artes performativas.

Integrado no plano de requalificação da zona histórica de Gaia, o edifício Sacramento (cedido pela Sogrape à empresa municipal Gaianima) é o primeiro espaço do futuro Centro de Artes, um investimento de 500 mil euros, repartido equitativamente entre a Ginasiano e a câmara.

O autarca considera a obra como um “sinal do caminho coerente” que têm seguido as políticas municipais de reabilitação do centro histórico e da própria política educativa. Segundo Luís Filipe Menezes, o mandato em curso dá prioridade à requalificação do desporto e ensino.

Menezes apelou ainda ao investimento público e à iniciativa privada para dinamizar o espaço. A escola Kale e a Ginasiano funcionavam no edifício Corpus Christi, também no centro histórico da cidade. “Estas instalações criam um novo fôlego, permitem-nos intensificar o projecto cultural”, disse a directora da Kale, Fátima Ramos.

Falta ainda lançar a segunda e terceira fases do Centro de Artes. Segundo a Lusa, na segunda fase vão ser ser criadas instalações para a cooperativa responsável pelo Fantasporto, a Cinema Novo, o Museu de Arte Contemporânea Jaime Isidoro e o Museu do Teatro Experimental do Porto.