A abertura das Noites da Queima das Fitas do Porto 2009 vai estar a cargo dos Skeezos. A banda portuense foi a vencedora do VII Concurso de Bandas de Garagem promovido pela Federação Académica do Porto (FAP), ganhando assim o direito a marcar presença no arranque da festa académica, marcado para a madrugada de 2 de Maio.

Os Skeezos existem oficialmente desde 2004, mas o projecto foi iniciado em 2001, apenas com o vocalista e um dos guitarristas. “Uma vitória como esta pode vir a trazer algo melhor para a banda, já para não falar que tocar na Queima é qualquer coisa do outro mundo”, confessa o vocalista João Rosas

Segundo a “voz” dos Skeezos, o nome da banda surgiu “porque não tínhamos um nome nem um som definido, então o nome vinha de esquisito. Mas depois viemos a encontrar uma explicação melhor e ‘Skeezos’ passou a ser esquisso, que é um esboço em arquitectura”, explica .

Apesar do nome, a banda quer ser mais do que um esboço na música portuguesa. “Acho que estamos num nível em que poderíamos ter outras oportunidades como esta da Queima”, reconhece o vocalista.

Com influências dos U2 e dos Guns n’Roses, os Skeezos já tinham estado “perto” do palco do Queimódromo em 2008, ao ficarem em terceiro lugar no Concurso da FAP. Um ano depois, “estamos à espera daquela adrenalina inicial que não estamos habituados até agora mas acima de tudo esperamos um espectáculo maior e que o pessoal se divirta”, antecipa João Rosas.