Depois dos jornalistas, académicos, instituições ou apenas curiosos, é a vez dos comediantes “chegarem” ao Twitter para espalhar boa disposição.

O mais recente fenómeno da Internet foi tomado de assalto por humoristas de todo o mundo e Portugal não ficou de fora. Nuno Markl e José de Pina, dois dos mais conhecidos humoristas portugueses, são adeptos do serviço de microblogging . Em entrevista via Twitter, os dois comediantes revelam como é possível fazer humor em 140 caracteres.

José de Pina diz que o Twitter é “um exercício de concisão”, acrescentando que a “piada” do serviço é o feedbackdado pelos followers (seguidores) e a possibilidade de resposta por parte do humorista”.

Nuno Markl, que já “colecciona” mais de 5000 followers, confesso entusiasta do meio, refere que não tenta dizer piadas forçadas no Twitter “porque para isso já basta o trabalho diário”. “Preocupar-me em escrever aqui piadas é como levar trabalho para férias”, acrescenta.

O comediante encara os seus seguidores como uma “roda de amigos”, até porque o Twitter “é um meio limpo. Caso apareça uma besta é rapidamente bloqueada. Além de que, para quem nos odeia, é demasiado humilhante o conceito de se tornar nosso follower só para nos poder insultar”, graceja.

Primeiro espectáculo de “Sit-down Comedy” no Twitter

Prova da crescente “invasão” do Twitter por humoristas é a organização de um espectáculo de “Sit-down Comedy”, que juntará, já esta terça-feira, comediantes de todo o país, naquele que é o primeiro espectáculo do género em todo o mundo. O evento poderá ser seguido através da hashtag #sit (uma espécie de chave que agrega todos os “twits” com essa palavra) a partir das 22h30, e contará com a presença de humoristas “consagrados”, de acordo com João Sá, um dos organizadores.

O também humorista revela que a iniciativa tem como único objectivo proporcionar “uma noite bem passada”, mas o certo é que o espectáculo está a gerar muita expectativa.

João Sá salienta que a ideia original partiu de Nuno Gervásio, que o convenceu a colaborar na organização do evento. Ao mesmo tempo pretende-se “tentar encontrar novos usos para uma ferramenta em crescimento vertiginoso como o Twitter”.

Nuno Markl também não vai faltar ao Encontro de “Sit-down Comedy”, um espectáculo “histórico só pelo mero conceito da coisa”. Afinal, “nunca foi tentado em nenhuma parte do mundo”, atira o humorista.