Tornar a Avenida dos Aliados num campo de batalha… de almofadas. Este sábado, a Baixa do Porto vai receber a primeira luta do género a realizar-se no Porto. O início das hostilidades está marcado para as 18h00 e não tem hora de acabar, como afirmam os organizadores no seu blogue : “A luta não tem hora marcada para acabar, depende apenas de nós.”

A ideia surgiu entre amigos e, depois de algum trabalho de organização, espalhou-se pela Internet. Tiago Ramos, um dos promotores, disse ao JPN que a ideia não é original, pois já foi executada em Lisboa e noutras cidades do mundo.

No entanto, no Norte ainda não foi feito nada do género numa escala tão grande. Por isso, escolheram o dia 4 de Abril para esta estreia, data em que se comemora o Dia Mundial das Lutas de Almofadas.

“A ideia é mesmo mostrar às pessoas que elas podem usar os espaços públicos para se divertirem e que as cidades como espaços humanos são para ser vividas. De certo modo, trazer vida para as ruas e levar as pessoas a tomarem um papel activo na vida da cidade do Porto, de criarem memórias para mais tarde recordar”, disse, ao JPN, o responsável pelo blogue.

Tiago Ramos não põe de parte a possibilidade de realizar mais iniciativas do género na cidade. “Dependendo do sucesso deste evento poderão haver mais iniciativas. A mais óbvia é a repetição da batalha para o ano, como é claro, mas também poderão haver outras ideias. O que não falta é inspiração por aí para copiar”, diz o organizador, em alusão ao freeze, realizado na Grand Central, em Nova Iorque, em que centenas de pessoas permaneceram na mesma posição durante algum tempo.

“E, se conseguirmos lembrar-nos de um que ainda não tenha sido tentado, ainda melhor!”, remata o organizador.