O Tribunal de Gaia considerou que não foram dadas como provadas as acusações feitas a Pinto da Costa no âmbito do “caso do envelope”. O presidente do FC Porto, o árbitro de futebol Augusto Duarte e o empresário desportivo António Araújo foram absolvidos do processo, esta sexta-feira.

Pinto da Costa e António Araújo eram acusados de crime de corrupção desportiva activa e o árbitro Augusto Duarte era pronunciado por crime de corrupção desportiva passiva.

O processo conhecido como “caso do envelope” refere-se a um alegado suborno de 2.500 euros ao árbitro Augusto Duarte no jogo Beira-Mar – FC Porto (0-0), da 31.ª jornada da Liga de 2003/04, realizado em 18 de Abril de 2004.

O presidente portista foi acusado pelo Ministério Público, com base no testemunho de Carolina Salgado, de entregar ao árbitro um envelope com dinheiro, dois dias antes da partida.

Pinto da Costa, antes do julgamento, tinha jurado inocência do “caso do envelope”. Este caso está dentro do megaprocesso “Apito Dourado” e começou a ser julgado a 3 Março. Envolve várias personalidades desportivas acusadas de alegada corrupção e tráfico de influências no futebol profissional e na arbitragem portuguesa.