As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) vão ser realizadas nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, entre os dias 20 e 25 de Abril. Desde Novembro que três mil estudantes do Ensino Superior participam nas eliminatórias do campeonato a nível nacional para conseguirem um lugar nas finais.

Durante cinco dias todos os finalistas do CNU deslocam-se até às cidades do Porto e Gaia para competirem no “maior evento desportivo do país”, segundo palavras de José Guilherme Aguiar, presidente do Conselho de Administração da Gaianima, uma das entidades promotoras.

Organizado pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) em parceria com a Federação Académica do Desporto Universitário, a FADU e a Gaianima, o evento conta com as participações de estudantes do continente e das ilhas.

“Proporcionar aos participantes as melhores condições para a prática de desporto e mostrar que o IPP consegue organizar grandes eventos com uma qualidade inegável”. É com estas palavras que o presidente do IPP, Vítor Santos, estabelece a meta do evento.

As finais do CNU promovem competições em 12 modalidades, desde o Andebol, Basquetebol, Futsal, Futebol de 11 masculino, Ténis, Ténis de Mesa ou Hóquei em Patins misto.