O quinteto musical “à capela” Vozes da Rádio comemorou, esta semana, dezoito anos de existência. A data foi celebrada com dois espectáculos, nas passadas quarta e na quinta-feira, no Teatro Helena Sá Costa, no Porto.

A ocasião serviu para promover o lançamento do mais recente trabalho da banda portuense, “Pérolas e Porcos”, que conta com músicas como “Hino do Capitão Moura” ou “Samba do Acordo Ortográfico”. “Dificilmente vamos repetir músicas que estão lá feitas”, afirma Jorge Prendas, membro fundador do quinteto, traçando ao JPN as grandes diferenças entre o novo álbum e o os outros trabalhos do colectivo.

Os espectáculos, que contaram com a participação do tocador de tuba Sérgio Carolino e do actor e humorista Óscar Branco, vão ainda constar de um DVD a lançar brevemente.

Formados em 1991 na cidade do Porto, os Vozes da Rádio editaram o primeiro disco – “Bruxas, Heróis e Males d’Amor” – em 1995, que o jornal “Público” incluiu na lista dos dez melhores álbuns desse ano. Hoje, contam com oito álbuns editados e colaborações com vários nomes conhecidos do panorama musical português.

Para Jorge Prendas, único membro da formação inicial do grupo, o melhor de tantos anos de carreira dos Vozes da Rádio é a “coesão” do quinteto. “Está tudo mais fácil para os próximos dezoito que vêm à frente”, perspectiva.