O grupo Controlinveste pôs à venda, no site Loja do Jornal, um espólio fotográfico com cerca de 1400 imagens. Do arquivo – onde constam cerca de quatro milhões de fotografias que fazem a história de publicações como o “Jornal de Notícias” ou o “Diário de Notícias” – foram seleccionados e disponibilizados online alguns álbuns temáticos. É o caso de fotos sobre o 25 de Abril, ou sobre os três grandes clubes do futebol nacional.

Diariamente, o grupo escolhe fotografias para lançar no site ainda em fase de arranque. Segundo Simões Dias, responsável pelo centro de documentação da Controlinveste, a selecção das imagens é feita de acordo com “factos históricos próximos”.

“Andamos muito perto dos acontecimentos que vão sendo notícia e vamos lançando fotografias antigas acerca desses acontecimentos. Neste momento estamos a preparar um albúm acerca da Queima das Fitas, por exemplo”, explica ao JPN.

À medida que os eventos vão perdendo a actualidade, as imagens são retiradas do site. “O 25 de Abril já passou, as fotos vão ficar online durante quinze dias, mas depois vão ser retiradas para entrarem outras”, revela o responsável.

Adelino Meireles, editor da secção de fotografia do Jornal de Notícias no Porto, a iniciativa acaba por ser “uma maneira de rentabilizar os arquivos. Acho que o arquivo é a parte mais importante de um jornal, tanto de trabalho diário como de rentabilização. É uma forma de fazer dinheiro com o material da empresa”, afirma.

Contudo, para Adelino Meireles, esta iniciativa levanta alguns perigos: “Há o perigo relativamente ao fim que é dado a essas imagens. São fotografias que são feitas num âmbito jornalístico e não meramente publicitário. A partir do momento em que se tem esse cuidado, não tenho nada contra”, revela o fotojornalista ao JPN.

O conjunto de fotografias, datadas desde 1929 a 1979, destina-se a estudantes, historiadores ou outros particulares e chega ao destino por email no dia da encomenda. O próximo passo também oferecer ao público páginas, notícias ou gráficos dos jornais da Controlinveste.