Com 80 espectáculos garantidos por 400 artistas, a edição 2009 do “Serralves em Festa” sai à rua e “aposta na experimentação”. Da música, ao teatro e ao circo, passando pelo cinema e pela dança, todas as formas de expressão criativa têm lugar em mais uma edição do evento.

A maratona artística começa às 8h00 de sábado, 30 de Maio, e termina no dia seguinte, domingo, às 24h00. A grande novidade deste ano é a parceria com a Câmara Municipal do Porto, que resultou num “eixo comunicante” entre a Fundação de Serralves e a cidade Invicta.

O “Serralves em Festa” abre-se, assim, ao Porto, “levando à cidade alguma das produções convidadas para a sua programação e trazendo também nomes pensados em função desta abertura”, salientou João Fernandes, director do museu, esta quarta-feira, durante a apresentação do evento.

Performance de teatro e percussão desenvolvidas pelas ruas da cidade e a apresentação de trabalhos finalistas do curso de cine-vídeo no café “Piolho” são alguns dos exemplos deste propósito.

20.º aniversário da Fundação e 10.º do Museu

Inserido nas comemorações dos 20 anos da Fundação e no 10.º aniversário do Museu, esta edição “tem uma programação reforçada, na linhas das anteriores, mas com alguns high-lights, que são muito importantes”, afirma o presidente da Fundação, António Gomes Pinho.

Um “presente especial”, sustenta João Fernandes, em alusão à inauguração da grande exposição da colecção do museu, uma forma de conhecer os dez anos de vida da instituição. “A colecção do museu é, na verdade, a sua identidade”, sintetiza.

No centro das atracções musicais está o concerto da banda de post-punk “A Certain Ratio”, o dj-set dos “Metro Area” e a colaboração da Orquestra de Jazz de Matosinhos com o trompetista Thad Jones e o baterista Mel Lewis. No campo da expressão corporal, os olhares estão postos no espectáculo de dança contemporânea da “Companhia Instável”.

Apostar hoje no amanhã

O director do museu lembra que o evento tem uma forte componente de “experimentação” e aposta “em indústrias culturais que não estão sujeitas propriamente às linguagens dominantes e comerciais”. “Apostamos em formas de arte que estão a construir no presente a arte do futuro”, remata.

Por isso mesmo, são inúmeras as parcerias com instituições de ensino nacionais, como a Escola Profissional Balleteatro, a Escola Profissional de Música de Espinho ou a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e internacionais, como a École Nationale des Artes du Cirque de Tunis.

O evento “Serralves em Festa” conta com a ajuda de muitos voluntários, razão pela qual o presidente da fundação diz que a iniciativa “deve muito ao voluntariado”.

O maior festival de expressão artística contemporânea do Porto abre as portas ao público e à cidade às 8h00 de sábado, 30 de Maio. A entrada é gratuita.