A noite de quinta-feira marcou o momento maior do “Matosinhos em Jazz” 2009. A Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM) foi dirigida pela norte-americana Maria Schneider, que apresentou composições dos seus dois últimos álbuns, “Sky Blue” (2007) e “Concert in the Garden” (2004).

A maior parte do público ficou surpreendida com a qualidade do espectáculo. “Eu esperava assistir a um concerto que previsivelmente seria muito bom, mas fiquei espantado com o nível a que se conseguiu chegar”, afirmou o economista Manuel Faria Almeida.

“[Maria Schneider] conduziu o espectáculo de uma forma bastante interactiva. Eu gostei muito das explicações sobre a forma como as suas músicas foram construídas,. A interpretação dela sobre as suas próprias composições foi o diferencial desse concerto”, declarou o docente José Jorge.

“O encontro de artistas portugueses com artistas internacionais motivou um intercâmbio cultural que favorece tanto os músicos como o público, que está diante de produções com qualidade cada vez maior”, afirma o consultor João Sarmento.

O ponto alto da noite foi a apresentação da música “Cerulean Skies”, que valeu a Maria Schneider um Grammy Award em 2008 na categoria de “Best Instrumental Composition”. “Eu amo Portugal. Os músicos da Orquestra de Jazz de Matosinhos são muito bons e acredito que fizemos um óptimo trabalho, mesmo com tão pouco tempo de ensaio. Recebem-me muito bem aqui”, confessou Schneider, no final da actuação, ao JPN.

“Além de ser uma notável compositora, Schneider é muito competente ao dirigir uma orquestra. Em apenas três dias de ensaio, ela colocou a OJM a tocar de uma maneira muito eficaz”, completou João Paulo Silva, músico da orquestra.

Carlos Azevedo, maestro e pianista da OJM, declarou que as expectativas para a apresentação “eram altas”, mas que “o resultado do concerto e a recepção do público foram ainda mais surpreendentes”. “É importante tocarmos com o máximo de compositores diferentes, especialmente com profissionais como Schneider, considerada uma das vinte melhores “‘big-band jazz composer’ do mundo”.