Saber o que é um certificado Web, identificar trojans, saber distinguir uma firewall de um anti-vírus ou ter cuidado com as contas da rede social Hi5. Em suma, conhecer melhor a Internet.

Estas foram algumas das ideias transmitidas a alunos de várias escolas do ensino básico do Porto durante a vídeo-conferência “Tu e a Internet”, realizada, esta sexta-feira, na reitoria da Universidade do Porto (UP).

Jovens são “vulneráveis” na Internet

Um inquérito, realizado no âmbito do projecto “Tu e a Internet”, que obteve 3752 respostas, apurou que 88% dos jovens não sabe o que é um certificado de Web. Através do inquérito descobriu-se, também, que muitos jovens entre os 12 e os 14 anos admite “ligar a webcam para falar com estranhos e inclusivamente marcar encontros com estranhos”, revela Filipa Falcão Reis.

“Nunca sigam os links do e-mail”, “façam scans regulares”, “não abram executáveis”. Com frases simples, a equipa do portal “Tu e a Internet” explicou aos jovens como detectar fraudes e proteger a sua identidade e privacidade na Internet. Um quiz interactivo serviu para testar os conhecimentos da plateia, que acertou em quase todas as perguntas.

“O quiz foi a maneira que encontramos de promover a auto-aprendizagem e de os incentivar a quererem aprender mais”, destacou ao JPN, a líder do projecto, Filipa Falcão Reis.

Filipa Falcão Reis alerta para o facto de os jovens estarem ainda “muito vulneráveis” aos perigos da Internet. A sobreexposição preocupa também a mestranda em Engenharia de Redes e Informática da Faculdade de Ciências da UP porque pode ser um “problema” que, “no futuro”, se vai “repercutir”.

No final, a equipa destacou o lado mais positivo da Internet, mostrando as vantagens da sua utilização. Também não faltou a explicação a nível psicológico acerca da desinibição dos jovens na Internet, exposta por um dos membros da equipa, Emanuel Lopes, aluno da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UP.