O FC Porto, tetracampeão nacional, pocura, este domingo, no Estádio do Jamor, conquistar a sua décima quarta Taça de Portugal. O último obstáculo chama-se Paços de Ferreira, equipa que atinge pela primeira vez a final da segunda maior competição portuguesa de futebol.

“O favoritismo está do lado do FC Porto”, prevê o jornalista Bernardino Barros. Mas apesar da “maior qualidade individual e colectiva” da equipa portista, o comentardor salienta que isso não implica uma vitória à partida dos “dragões”

A equipa do Paços de Ferreira vive “um momento histórico” no clube e isso “poderá ser muito importante no desenrolar da partida”, como salienta Bernardino Barros. “Os jogadores do Paços de Ferreira estão muito motivados para esta partida, é um momento único nas suas vidas e poderem dizer que são os vencedores da Taça de Portugal não acontece todos os dias. Além disso nas finais de qualquer competição tudo pode acontecer e tudo se decide em 90 minutos”, destaca.

A festa da Taça de Portugal é por norma um dia de convivio entre os adeptos das duas equipas nas imediações do Estádio Nacional. Tanto o FC Porto como o Paços de Ferreira estão a preparar uma “invasão” ao Jamor, estando prevista a deslocação de cerca de 200 autocarros desde o norte do país.

No entanto o “vellinho” Estádio do Jamor já viveu melhores dias. Contando já com 65 anos, o Estádio Nacional já não reúne as melhores condições para receber tanta gente. Apenas a sua zona envolvente que “permite um grande convivio às pessoas que lá vão que levam o seu farnel e passam lá um dia agradável”, atenua as deficiências. Segundo Bernardino Barros “é necessário que se pense numa outa solução, até porque o aquele estádio não tem nada de mitico”, remata.

A final da Taça de portugal está marcada para as 17 horas deste domingo, com arbitragem do portuense Paulo Costa.