Chegou aquela altura do ano em que a Casa da Música (CdM) se “vira para fora” e mostra o seu “lado mais informal”, anuncia o director artístico António Jorge Pacheco.

A programação [em PDF] dos próximos dois meses foi apresentada esta sexta-feira e, mais uma vez, a praça exterior vai acolher as mais variadas actividades, nomeadamente os festivais Mestiço e Uma Casa Portuguesa, os grandes destaque deste ano.

Para receber o ciclo Verão na Casa 09, a estrutura montada no exterior da CdM “foi melhorada” e a lotação aumentou – existem agora 1300 lugares sentados e 2100 em pé. Em caso de mau tempo, “a sala Suggia servirá de backup” para onde serão reencaminhados os eventos e o público, salienta António Jorge Pacheco.

Entre o “mestiço” e o “tradicional”

As duas grandes propostas para a época estival são o festival Mestiço, que oferece, de acordo com o comunicado da CdM, “mestiçagens entre tradições ancestrais e tendências contemporâneas de géneros como o hip hop, a electrónica e o rock”, e o festival Uma Casa Portuguesa, que traz “vários planos da música popular e tradicional” sem descurar a presença de “alguns representantes brasileiros das músicas do mundo”.

A quarta edição do Festival Mestiço decorre de 2 a 5 de Julho e conta com a presença de
nomes como Naná Vasconcelos e Virgínia Rodrigues, a Orquestra Imperial e os Konono n.º 1, projecto oriundo da República Democrática do Congo que propõe uma sonoridade transe. “Uma banda muito difícil de trazer à Europa”, diz António Jorge Pacheco.

Durante o mês de Julho decorre a terceira edição do festival Uma Casa Portuguesa,
dividido em dois blocos de vários dias. A partir de 8 de Julho vai ser possível assistir a
performances de Adiafa, Pauliteiros de Miranda e Galandum Galundaina. Nomes que merecem o elogio de António Jorge Pacheco, por se tratarem de uma “nova geração de músicos portugueses, com formação, que apostam no renascimento da música tradicional portuguesa”.

O segundo bloco, de 23 a 26 de Julho, é dedicado ao Fado e homenageia os
dez anos de óbito de Amália Rodrigues. Os concertos estão a cargo de Mário Laginha e
Bernardo Sasseti, Cristina Branco e António Zambujo, “uma das mais recentes revelações do
Fado”, entre outros.

O início do ciclo

O ciclo Verão na Casa 09 tem início com o “já habitual” Concerto de S. João, em plena noite de 23 de Junho, que conta com a actuação da Orquestra Nacional do Porto (22h) e dos GNR, a fechar a noite (24h).

A 26 de Junho, o Sonópolis, descrito como um “painel musical” que reúne “cruzamentos inesperados de sons e compassos de vida”, conta com a participação do Ensemble do IV Curso de Formação de Animadores Musicais, o Coro Ala dos Afinados, oriundo do estabelecimento prisional do Porto, um Ensemble de Tubas e outro de Beatbox, uma Orquestra de Guitarras e Baixos Eléctricos e o Crassh, um grupo de percussão aveirense que cria música a partir de objectos do quotidiano.

“Os skaters já são uma imagem de marca da Casa da Música”

De 13 a 16 de Julho decorre ainda o Férias com Música, que tem como propostas uma iPhone Orchestra e um Skate Ensemble. “Os skaters já se tornaram uma imagem de marca da Casa da Música”, diz António Jorge Pacheco e, assim, a ideia do projecto é “introduzir sensores nos skates e, ao mudar de direcção, produzem-se sons distintos”. Este ciclo é organizado pelo Serviço Educativo da instituição, em parceria com a Universidade Júnior da Universidade do Porto.

O programa inclui, ainda, o Hip Hop Sinfónico, no dia 17 de Julho, que junta artistas como Sam The Kid e NBC à Orquestra Nacional do Porto. Já em Agosto, o primeiro fim-de-semana será dedicado ao encontro de bandas filarmónicas e a partir do dia 10 decorre o ClarinetFest09, Congresso Mundial do Clarinete.