É impossível dissociar a vida de Isabel Alves Costa, falecida há pouco mais de duas semanas, do Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP). Por isso, na 20.ª edição, o certame ganha um tom de tributo à directora e fundadora do festival e ex-responsável artística do Rivoli.

“Ninguém está aqui a substituir a Isabel. Ela está cá e é a directora artística deste festival”, aponta, desde logo, em conferência de imprensa, Ada Pereira da Silva, também da direcção. Por isso, “em respeito à memória da Isabel”, só no final do evento, que decorre de 11 a 19 de Setembro, se dará a conhecer quem será o novo director artístico do FIMP. Sabe-se sim que o convite já tinha sido dirigido e aceite, embora se apontasse a mudança apenas para 2012.

E neste festival – “que é da Isabel”, enfatiza Ada Pereira da Silva – há um pouco de tudo [ver programação em PDF]. Dos 260 participantes, metade são portugueses e outra metade estrangeiros, sendo que “90% dos de Portugal são do Grande Porto”, obedecendo a um dos objectivos da fundadora – “promover os profissionais da cidade”.

Apesar de contar com uma redução do apoio financeiro da Câmara Municipal do Porto em cerca de 40%, grande parte das actividades do FIMP continuam a ser de entrada gratuita. Algumas, no entanto, principalmente os espectáculos que se realizam em espaços fechados, são pagas, dada a lotação limitada das sessões.

“Sala de estar” na Cordoaria

Depois dos quatro anos na Praça D. João I, o FIMP continua a intervir no espaço público, mas, desta vez, em “novos espaços”.

Para começar, a festa de abertura, a 11 de Setembro, vai pôr uma série de colectividades como o Orfeão da Universidade do Porto e a F.R.I.C.S. a percorrer a cidade entoando o hino do FIMP, composto por Hélder Gonçalves com letra de valter hugo mãe.

O Palacete Viscondes de Balsemão vai albergar, durante toda a semana, uma exposição de Wayang, o Teatro Marionetas da Indonésia, considerado uma obra-prima do Património Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Já o Jardim da Cordoaria vai ganhar uma “sala de estar”, com “livros, rendas de croché, sofás”, entre outras valências. Será o bar do FIMP, que estará aberto durante toda a semana a partir das 16h00, dinamizado pelo Plano B. Alguns espectáculos também se vão realizar nesta envolvente como, no último dia do certame, “Cabaret on Strings”, da companhia alemã The Fifth Wheel.

O Mosteiro de S. Bento da Vitória alberga “Mâtitute”, um espectáculos de novo circo que vai de encontro ao desejo, expresso em Julho, por Isabel Alves Costa, de colmatar a “ausência de espectáculos de novo circo”, salienta o director artístico do Teatro Nacional S. João, Nuno Carinhas.

Também o Centro Português de Fotografia se afirma como um parceiro desta edição, com vários espectáculos a realizarem-se na praça exterior da Cadeia da Relação como a festa de encerramento que, pelo terceiro ano consecutivo, transforma o FIMP numa discoteca com a animação d’Os 7 Magníficos.