Música no metro, no autocarro ou até no quartel dos bombeiros. São várias as actividades programadas para o Dia Mundial da Música, que se comemora esta quinta-feira.

Tal como no ano passado, a Casa da Música (CdM) volta a associar-se às actividades. Sob a direcção artística do saxofonista Henk van Twillert, vários agrupamentos participam no festejo, nomeadamente os Vento do Norte/Vento Novo, os Big Sax Ensemble e os BeatBox Ensemble. Também a Orquestra de Guitarras e Baixos Eléctricos da CdM e o grupo coimbrão Quinta Punkada juntam-se à comemoração.

As actividades começam pela manhã, às 10h30, na praça exterior da CdM. Os músicos seguem, para o Palácio de Cristal (11h30), Cordoaria e Praça Carlos Alberto (15h00), Rua de Santa Catarina (15h00) e para a Escola EB 2/3 Dr. Leonardo Coimbra Filho (16h30). A viagem entre os vários pontos de actuação realiza-se em autocarros da STCP e nem aí a música vai parar.

Às 21h30, a Sala Suggia da CdM acolhe o grande concerto final, que assinala o fim das comemorações.

Também os utentes do Metro vão ter um dia animado. Às 17h00, em frente da estação de metro da Trindade, realiza-se um concerto da OLVS Big Band, um conjunto de jazz que vai animar o fim de tarde dos portuenses. A organização está a cargo da Porto Lazer, em conjunto com a Inatel e com o apoio da Metro do Porto.

Fora do centro

Não é só na Baixa que se comemora o Dia da Música. O Auditório Municipal da Póvoa do Varzim acolhe actividades para os mais novos, tentando despertar nas crianças a curiosidade em aprender um instrumento musical. Na Trofa, no Salão Polivalente dos Bombeiros Voluntários, realiza-se logo pela manhã a oficina “Percussão para os mais pequeninos”.

Para a noite estão agendados concertos comemorativos no Auditório Municipal de Vila do Conde, pela Academia de Música de S. Pio X. Já no Auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso pode-se escutar os Trios de Haydn, executados pelos solistas da Artave. Em Gondomar, o Auditório Municipal recebe um concerto de Músicas do Mundo.

Em Gaia, o Auditório Municipal e o Cineteatro Eduardo Brazão recebem, respectivamente, a Orquestra e o Coro da Fundação Conservatório Regional de Gaia e a Orquestra de Gaia