Uma “honra” que pode “abrir novas portas”. É com estas palavras que David Mares reage à vitória na “Competição de Abrigos”. Com o projecto “CBS – CORK BLOCK SHELTER“, o português arrecadou o Prémio do Público na cerimónia do 50.º aniversário do Museu Guggenheim de Nova Iorque.

Em declarações ao JPN via e-mail, o arquitecto falou das suas expectativas. Sem projectos futuros, Mares espera que a participação neste concurso lhe traga “outros projectos pessoais”. No horizonte fica a ambição de fazer com que o seu abrigo se “transforme num protótipo” para uso comercial.

“Ter vencido este prémio é muito importante, é uma honra”, diz, já que estava “associado a duas entidades de renome mundial”, o Museu Guggenheim e a Lloyd Wright School of Architecture. Orgulhoso por receber o prémio, sublinha que “é sinal de reconhecimento de um trabalho, o que é muito importante para um jovem arquitecto.”

O arquitecto português, colaborador num atelier em Lisboa, afirma que “houve muita aplicação e entrega à concepção do projecto.” O trabalho consiste num abrigo em cortiça localizado no Vale dos Barris na Serra da Arrábida e pretende ser “algo de novo e de inovador”. David Mares tem como ambição que o seu projecto se “transforme num protótipo” para uso comercial.