Nascido da vontade de um grupo de alunos do ensino superior que queriam aproveitar a antiga sala de cinema do Centro Comercial Venepor, o Cineclube da Maia foi criado a 17 de Outubro deste ano.

Sábado:

Este sábado, o cinema do Centro Comercial Venepor exibe, às 21h30, “A Turma”, de Laurent Cantet. Os bilhetes custam três euros para o público em geral e 1,20 euros para sócios.

É uma associação sem fins lucrativos que conta com o apoio de várias entidades particulares da cidade e, sobretudo, da Câmara Municipal da Maia, que cedeu o espaço, acolhendo vivamente o projecto. Ao sábado, é, assim, noite de cinema no Venepor.

O objectivo do grupo é estabelecer uma cultura cinematográfica na Maia. Para isso, não querem ficar pela mera projecção de filmes.

“Cada sessão deva ser vista como um evento que gira em torno do filme escolhido e dos temas que ele aborda”, explica André Prata, do Cineclube. “Anteceder o filme com um concerto e uma exposição” para “incentivar um olhar crítico sobre o que é exibido na sala” é um dos caminhos. Sem esquecer a promoção de “um ambiente de convívio e tertúlia” ao sábado à noite.