A ideia já não é nova. Cidades como Paris, Londres ou Nova Iorque já são palco de ideias semelhantes e inspiraram o projecto portuense.

“Agora chegou a vez do Porto”, diz Jorge Morgado, da Metro do Porto, na apresentação do projecto na estação da Casa da Música. “Música na Rua” junta o Metro do Porto, a Câmara Municipal do Porto (CMP) através da Porto Lazer, a Casa da Música e a SPOT, com o objectivo de promover novos talentos nos mais diversos estilos musicais e animar as estações do Metro e a cidade.

Os concertos nas estações só começam no dia 1 de Março, mas o “casting” para escolher os músicos e bandas que vão actuar ocorre já no próximo mês de Fevereiro, nos dias 19 e 20, na Estação de Metro de São Bento. A oportunidade de revelar dotes musicais é aberta a todos os jovens músicos que quiserem participar e se inscrevam no site da Metro do Porto até dia 15 de Fevereiro. Depois das audições, um júri decide quem vai actuar nas estações de metro do Bolhão, Trindade e Casa da Música.

“Os artistas vão ter duzentos mil espectadores todos os dias, no Metro do Porto”, explica Jorge Morgado, acrescentando que “cerca de 60%” dos utilizadores diários do metro “têm menos de 35 anos”, tendo “uma vocação mais natural para a música”.

Os melhores artistas que passarem pela iniciativa terão ainda a oportunidade de serem escolhidos para concertos promovidos pela Porto Lazer e de actuarem no festival Porto Sounds, organizado todos os anos pela Câmara.

Quando chegar o Verão, em Junho, os palcos serão outros. “Aproveitando o bom tempo”, explica Jorge Morgado, o evento perde o carácter de “projecto underground” e sobe à superfície, com actuações em palcos montados junto às principais estações da cidade.

Público participa através de SMS

Para além da possibilidade de dar a conhecer novos artistas, o projecto “Música na Rua” tem uma vertente social. O público vai poder votar nos artistas que preferir através de SMS, sendo a totalidade da receita gerada pelas mensagens utilizada para “alimentar” a iniciativa musical “Pular a Cerca na Companhia do Rugby”.

O projecto, desenvolvido pelo grupo “Pular a Cerca” (que surgiu do Programa Escolhas no Bairro, do Cerco do Porto) em conjunto com a Casa da Música, junta crianças, jovens, forças policiais e o grupo Beatbox Ensemble, e tem por objectivo cultivar ligações entre as crianças e a polícia e, também através da música, ajudar na sua integração social.

As actuações nas estações começam dia 1 de Março e acontecem entre as 11h00 e as 14h00 e as 17h00 e as 20h00.