Joana Ascenso, uma astrónoma portuguesa com reconhecimento internacional, colaborou com o Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) e garante ao JPN que os astrónomos estão empenhados em dar continuidade ao projecto. A iniciativa foi um sucesso e despertou a curiosidade de muitos relativamente à astronomia.

O AIA2009 teve como principal missão estreitar a ligação entre a astronomia, a ciência e o público em geral e serviu como celebração dos quatrocentos anos das primeiras observações feitas com telescópio por Galileu Galilei. Sob o mote “The Universe, Yours to Discover” (Descobre o teu Universo), esta iniciativa da UNESCO reuniu a comunidade astronómica numa série de iniciativas com vista ao contacto entre a astronomia – suas investigações, resultados, instrumentos e métodos de trabalho – e um público curioso que não tinha acesso a essas informações.

“O mais fundamental foi espevitar o interesse do mundo, em especial dos mais novos, para a astronomia e para o céu, que é um dos poucos patrimónios que partilhamos em igualdade entre todos e todas as nações”, explica a cientista que lidera um estudo sobre formação de planetas. A astrónoma participou em algumas das iniciativas e vai continuar a dar o seu testemunho no Cosmic Diary, um espaço onde os astrónomos profissionais escrevem depoimentos ocasionais sobre si mesmos e sobre a sua actividade profissional. “A ideia é limar um pouco a ideia estereotipada do cientista maluco”, diz a astrónoma, “ou confirmá-la, dependendo de quem se apanha”, brinca Joana Ascenso.

A astrónoma integrou a iniciativa devido a um convite do coordenador internacional do AIA2009, Pedro Russo, também ele um astrónomo português. Joana Ascenso edita o seu Cosmic Diary em Inglês e em Português, para que a ciência chegue perceptível a todo o mundo lusófono.

A astronomia é uma ciência voltada para objectos distantes que está a ganhar próximidade com as pessoas cá na Terra. “Com as distância às estrelas podemos bem, mas é com as pessoas que esta ciência evolui”, remata.